Páginas

EMA

O QUE É A EMA?!!

Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado. 
   Mt. 28:20a
Mais do que um tema para Escola de Missões para Adolescentes, essa é a própria missão da EMA.
Passar adiante os ensinamentos de Jesus a seus discípulos é manter a chama de Deus acesa no coração daqueles que vão sendo acrescentados pelo Senhor à família da fé. É fazer com que os novos conheçam profundamente o caminho pelo qual devem trilhar ao ponto de poderem conduzir outros nesse mesmo caminho.
Infelizmente, a prática de ensinar é cada vez menos incentivada, no contexto em que vivemos e, por conta disso, o número de pessoas que não sabem “quem são”, e “como devem viver”, em Cristo, é cada vez maior.
A falta de pessoas que ensinem o Caminho é ainda maior quando pensamos em jovens discipuladores e formadores de opinião. A igreja moderna carece, como nunca antes, de jovens e adolescentes comprometidos com Cristo e Seu comissionamento, que nos compele a ir e fazer discípulos de Jesus. Na verdade, quando se pensa em adolescentes, pensa-se logo em crianças transformando-se rapidamente em adultos, que dão muito trabalho, trazem pouco retorno, nos quais não vale a pena investir muitos esforços.
Isso não é bem assim.
Nós, da Escola de Missões para Adolescentes acreditamos firmemente que adolescentes bem treinados e capacitados por Deus, podem ser ferramentas poderosíssimas nas mãos de Deus para evangelizar, discipular, e preparar outros para o ministério. E essa nossa convicção tem sido confirmada pelos testemunhos que temos recebido sobre a vida dos adolescentes que cursaram a EMA em anos anteriores.
            Durante edições anteriores da Escola de Missões para Adolescentes, iniciada em 2006, vimos pessoas aceitarem a Jesus, igrejas serem avivadas, lares serem reestruturados. Sobre resultados posteriores à realização das EMAs, ouvimos falar de projetos que foram desenvolvidos e executados pelos adolescentes em suas igrejas de origem. Ouvimos notícias de famílias que foram impactadas com o testemunho pessoal de rapazes e moças que retornaram a seus lares convictos do compromisso de servir a Jesus. Recebemos testemunhos de jovens que, na faixa etária entre 12 e 17 anos, passaram a pregar, ministrar o louvor, exercer o ministério de compaixão e misericórdia, lecionar estudos bíblicos e aulas na Escola Bíblica Dominical, edificando a igreja. Temos, até mesmo, testemunhos de alguns ex-alunos da EMA que, compreenderam com mais clareza seu chamado ministerial durante a Escola, e hoje estão se preparando em seminários, cursos de missões e cursos superiores com aproveitamento na obra de Deus. Alguns deles já são pastores, líderes, e missionários, exercendo, ativamente, o chamado de Deus para suas vidas.
            E a experiência nos faz prever que muitas outras histórias, inspiradoras como essas, continuarão a seguir aqueles que investem seu tempo buscando aprender novas formas de como servir a Deus de uma maneira melhor. Outros adolescentes continuarão a ser impactados, transformados, inspirados, capacitados, treinados e enviados, cumprindo seus papéis na Grande Comissão.
            Por isso, vale muito a pena investir em adolescentes. Todo o trabalho, esforço e dedicação requeridos para trabalhar com eles não se compara com a alegria que temos ao ver os frutos que são produzidos: frutos que permanecem e que marcam a vida de um verdadeiro cristão.

Bruno de Souza Macedo.
Coordenador EMA 2011.